sábado, 16 de julho de 2016

7º ENSINAMENTO

7° Ensinamento


Mateus - Capítulo 17 Versículos 1 a 13

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. Os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a Jesus. E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem, então, os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas.
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então, entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista”.

A transfiguração de Jesus

Esse caso do capítulo 17, chega até tontear os espíritas mas veteranos. Como é que pode? Jesus estava lá, foi transfigurado, de repente os apóstolos Pedro, Tiago, João e André olharam e viram Jesus com Moisés e Elias. Não entendem essa passagem?
Para entender, tem que ter conhecimento de causa. É o tipo de passagem casca de banana; a maioria escorrega e cai. Mas nós vamos explicar. Prestem atenção. Vocês já viram a passagem de João Batista degolado; porque Salomé dançou muito bem no dia do aniversário de Herodes. Quando ele prometeu que daria a ela o que ela quisesse; até a metade do reino; Salomé foi correndo contar para a sua mãe e ela disse para Salomé pedir a cabeça de João Batista num prato.Tanta coisa para ela escolher; ela foi escolher logo a cabeça de João Batista . Por quê? Porque João reprovava o gesto de Herodes que vivia com a mulher de seu irmão Felipe. E a mulher era exatamente a mãe de Salomé, era Erudia. Então ela não gostou e resolveu tirar a forra. Mas também acabou degolada em outra encarnação. Porque quem degola será degolado. Essa é a lei. Mas, então João já estava irremediavelmente condenado; Jesus sabendo disso, sabia também que o espírito por mais elevado que seja quando entra nesse caixão de defunto chamado corpo humano; esquece muita coisa e ás vezes tem a impaciência dos homens comuns. O corpo é uma pedra de tropeço. Por isso muito santo faz besteira. Então o que aconteceu? João era o maior dos nascidos de ventre de mulher, mas quando entrava na carcaça do corpo físico era um homem como qualquer outro. Estava sujeito a falhar na hora da dor. Ora, ele ia ser degolado, o que fez Jesus com o poder que tinha? Preparou o espírito de João para a degola. Como? Mostrou a João o que aconteceu e o que ia acontecer. Porque João tinha sido Elias; Elias tinha sido Moisés. Três pessoas numa só. Moisés, o legislador, graças ao seu poder espiritual implantou o decálogo, a crença num Deus único; portanto, fez do povo hebreu o povo de Deus. O povo que acreditava num Deus só, enquanto os outros povos acreditavam em vários deuses ao mesmo tempo. Ora, depois que Moisés desencarnou, o povo caiu outra vez nos braços do Bezerro de Ouro. Começou a adorar bonecos de pau dizendo que era Deus. O povo caiu no carnaval da idolatria. Começaram então, a substituir o Deus único por uma porção de deuses de meia tigela. Então, Moisés, para manter a unidade espiritual do povo, reencarnou como Elias. Elias foi tremendamente violento contra o Rei Baal e seus sacerdotes, acabou mandando arrancar as cabeças de três mil sacerdotes de Baal. Quando voltou como João, estava escrito que também teria a sua cabeça cortada. Pode ser um santo, mas se errou, vai pagar na mesma moeda.
Agora vejam que coisa interessante. Depois , naturalmente daquela voz “Esse é o meu filho amado, escutai-o.” ; os apóstolos ficaram apavorados e caíram de bruços. Então Jesus tranquilizou-os : “Não tenhais medo.” Aí eles se levantaram e só viram Jesus . Então fizeram aquela pergunta: “Não está escrito que Elias tem que vir primeiro?” Quer dizer, só acreditariam em Jesus profetizado deste a época de Moisés, se antes dele aparecesse Elias. Não. Jesus mostrou que Elias veio em outro corpo, já com o nome de João Batista . Prestem atenção; como Jesus sanciona a lei da reencarnação, que é uma lei universal. Jesus respondeu: “Na verdade Elias tem que vir primeiro para restaurar todas as coisas. Isto é ; como precursor do Cristo de Deus.” Eu vos declaro porém, que Elias já veio, não o conheceram e fizeram tudo que bem quiseram. Inclusive lhe cortou a cabeça. mas vejam que até o evangelista percebeu com clareza e escreveu nesses versículos finais: “Assim também o Cristo há de padecer nas mãos deles.”
Então os discípulos entenderam que Jesus tinha falado a respeito de João Batista. Mas é claro que isso não é possível . Jesus está dizendo aí claramente que João era reencarnação de Elias; que tinha de vir para restaurar todas as coisas. Não sou eu que estou inventando nada. Está no Evangelho, para quem tem olhos de ver. Uma vida só não dá para o espírito evoluir. Uma vida só é o selvagem antropófago.
Eu sempre dou ilustrações para a pessoa entender bem. Eu quero falar a linguagem do povo. Vocês pegam por exemplo; um selvagem antropófago, dá um banho nele, deixe o cabelo crescer à moda da casa, bota um terno no homem e leva para um baile no Itamarati. Ele continua grosso como era na tribo que viveu , nasceu, etc. Agora vocês pegam um ministro do Itamarati, põe o homem nu na tribo selvagem, façam aquelas tatuagens, põe um brinco no nariz dele e outro nas orelhas. O que adianta? O ministro continua civilizado destoando dos demais. Por quê? Porque o selvagem tem ainda uma, duas ou três encarnações, o ministro já alcançou vinte ou vinte e cinco. Todos vocês vão ter o gênio do Rui Barbosa. Todos vocês, sem exceção. É que vocês não tiveram ainda a soma das reencarnações de um Rui Barbosa. E aí patenteia a justiça de Deus. Muita gente pergunta porque Rui Barbosa era tão inteligente. É porque tinha na cabeça umas circunvoluções cerebrais. E Napoleão? Porque ele era um sábio de guerra tão genial? É porque tinha o cérebro muito grande. Foram abrir a cabeça do homem, acharam um cérebro pequenino. Quer dizer; a inteligência não está nas circunvoluções cerebrais, está dentro do espírito que anima o corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário