quarta-feira, 20 de julho de 2016

26º ENSINAMENTO

26° Ensinamento


Mateus - Capítulo 9 Versículos 1 a 8


“E, entrando no barco, passou para a outra margem, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo; perdoados são os teus pecados. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vosso coração? Pois o que é mais fácil? Dizer ao paralítico: Perdoados te são os teus pecados, ou: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados, disse então ao paralítico: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa. E, levantando-se, foi para sua casa. E a multidão, vendo isso, maravilhou-se e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens”.

O poder da fé


Eu sei que não há dor maior de que ter na família um menino paralítico. Às vezes, a própria mãe, o pai, o avô ou até mesmo o vizinho. Porque dá pena. Uma pessoa que andava normalmente, agora fica em uma cama ou na cadeira de rodas. Pois bem, a desgraça, provação ou expiação é muito maior do que parece. Por quê? Pelo seguinte: porque a maioria dos doentes que estão nessas provas cármicas não saem nas ruas. São todos separados do mundo por uma parede. São limitados apenas a verem o sofrimento dentro de casa, porque a maioria não sabe quanto sofrimento existe dentro do mundo. Só mesmo Jesus para libertar esses que sofrem. Nós sabemos que Deus não castiga ninguém. Isso é uma ilusão. Deus não é carrasco para castigar ninguém. O que acontece é o seguinte : antes de criar a todos nós, criou Deus, leis eternas e invariáveis que ninguém revoga. Quando a criatura humana transgride a Lei, ela tem que pagar a transgressão. Quem contribuir para alguém ficar imobilizado, vai ter que pagar na mesma medida. A não ser que (e aí está a misericórdia de Deus) compreenda que errou e tocado no seu coração queira fazer alguma coisa pela humanidade. Então, Deus faz a transmutação ou transferência. Como também Deus prolonga a vida humana. Cada um traz o limite exato de viver aqui embaixo, mas se estiver empenhado em uma obra valiosa, Deus prolonga a vida daquela pessoa, vou dar um exemplo: Leopoldo Machado, nessa vida, ia embora mais cedo do que foi. Ficou mais, para poder mostrar aos espíritas que o caminho deles é o Novo Mandamento de Jesus.

Mas então, como eu ia dizendo, Deus não castiga ninguém, nós é que nos castigamos. Quando alguém desencarna sabem o que acontece? Suponhamos: “O Senhor Joaquim morreu. Coitado do Senhor Joaquim, era um santo! Coitado, que injustiça do destino!” Mas acontece que não era. Quando o Senhor Joaquim subiu, ele passa por um prova que todo mundo tem que passar. O espírito quando sai do corpo, passa a ser o réu e o juiz de tudo que fez na Terra naquela encarnação. Aí que está a dureza. Porque se o camarada é o juiz e o réu, como é que ele vai iludir a si mesmo? Como é que o réu vai dizer que não fez aquilo, se o juiz sabe que ele fez? Não tem saída. Então, quem aplica a penalidade é o próprio juiz que ali aparece na figura do réu. Porque ali ninguém engana a ninguém. Cada um paga o que deve diante da maldade que fez.
Mas há coisas que a maioria julga apenas pela aparência. Não sabem entender porque Jesus curou um doente e não curou outro? Trouxeram a Jesus um paralítico deitado num leito. O paralítico foi levado pelo telhado, porque não havia lugar para passar entre a multidão. Fizeram um buraco no telhado e por lá entraram com o paralítico. Quando Jesus viu aquilo ficou satisfeito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: “Tem ânimo meu filho, perdoados são os seus pecados.” Realmente tinha chegado ao termo a prova daquele paralítico. Porque Jesus não pode revogar a lei de Deus. Mas se é chegada a hora, Jesus tem autoridade para perdoar pecados. Por quê? Porque a prova chegou ao fim. Então está explicado porque Jesus curava muitos e não podia curar a tantos outros. Porque Jesus não revogava a lei do Pai. Ninguém tem o poder de perdoar ninguém; somente Deus. Mas esse segredinho é só entre nós. Uma pessoa está diante de uma prova há muitos anos. Por estar imóvel sobre a cama ou presa numa cadeira de rodas, ligou o rádio e escutou o irmão Alziro Zarur falar em Evangelho. Os que estão doentes escutam melhor, porque não estão afobados. Não vão ao cinema, não vão beber ou fumar. Ficam ali paradinhos, então escutam com atenção. O resto, que é duro que ouçam. Não ouvem nem a mãe. De modo que, há males que vêm para bem, diz o ditado. E eu digo: todos os males vêm para o bem. Tem que saber trabalhar com Jesus. Então a pessoa está ali pensando: “Meu Deus, quantos anos mais eu vou ter que ficar aqui. Será que vou morrer assim?” Então, se tiver fé, a fé que impressionou Jesus, como no caso desse paralítico, (quer ter uma fé como essa?) eu dou a receita: - Seja quem for que seja, paralítico, com febre; pense em Jesus firmemente e proponha a Ele uma troca ou seja; uma transferência de carma, mas não confundir com essas promessas absurdas que existem por aí, você deve dizer:  - “Senhor Jesus, se me tirares dessa paralisia, eu dedicarei o resto da minha vida a fazer a pregação e a prática da caridade.” Aí então Jesus transfere. Porque se a pessoa vai lutar pelo próximo, vai ajudar a outros paralíticos, a outros obsedados; aquilo tudo equivale ao resto da pena que o próprio espírito aplicou a si mesmo, quando era de si mesmo o réu.

E mais uma vez nós vamos ver aqui o poder da fé: “Jesus entrou numa barca, atravessou para outro lado e foi à cidade (Cafarnaum). Trouxeram-lhe um paralítico deitado num leito. Vendo Jesus a fé que ele tinha, disse ao paralítico:” Tem ânimo meu filho, perdoados são os seus pecados.” Alguns escribas ou doutores da lei disseram:” Esse homem blasfema.” Mas Jesus conhecendo os pensamentos deles respondeu: "Porque pensais mal nos vossos corações? O que é mais fácil dizer: perdoados são os seus pecados ou dizer levanta-te e anda? Pois bem, para que saibais que o filho de Deus tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados; Eu digo a esse paralítico: Levanta-te, toma seu leito, vá para a tua casa. E assim aconteceu: o paralítico tomou o seu leito, levantou-se e foi para sua casa.” “Vendo isso, as multidões temeram, glorificando o seu Deus que tinha dado tal autoridade aos homens.”
Compreenderam bem? É claro, ou não é claro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário