segunda-feira, 18 de julho de 2016

17º ENSINAMENTO

17° Ensinamento


Mateus - Capítulo 7 Versículos 1 a 14


“Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à salvação e poucos há que a encontrem”.

O julgamento apressado – A Caridade

“Não julgar o próximo: não julgueis e não será julgado. Aliviai e sereis aliviados; daí e Deus vos dará boa medida recalcada, sacudida, extravasando do esporão do regaço. Porque a medida que usais, dessa também tornarão a usar para convosco.”

Eficácia da oração: “Se um de vós tiveres um amigo e o for procurar à meia-noite pedindo-lhe: meu amigo empresta-me aí três pães, porque um amigo meu chegou de viagem à minha casa e eu nada tenho para oferecer a ele. E se do interior da casa o outro responder: ora, não me amoles agora. A porta está fechada, eu e meus filhos já estamos dormindo. Não posso levantar para te atender. Eu vos digo que: embora o segundo amigo não se levanta para dar o que é pedido por seu amigo, ao menos se levantará por causa da importunação e lhe dará quantos pães quiseres. Qual de vós é o pai, que se o filho pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós sendo mal, porque ainda estais nesse mundo, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos; quanto mais o Pai Celestial, que dará o Espírito Santo àquele que suplicar.”

Então um homem lhe perguntou: “– Senhor, são poucos aqueles que se salvam?”
Jesus respondeu: “– Importai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo, que muitos procurarão entrar e não poderão entrar.”

O que sustenta a LBV é a própria força da Verdade. Só a Verdade sobrevive a tudo. Só a Verdade ficará de pé. Se não tivermos um poder divino, mantenedor de todas essas coisas, não temos um ponto de partida. Aí que está a LBV, edificada na rocha eterna da Verdade, é Jesus, e fora de Jesus não há nada certo. Fora do Evangelho não há nada firme, é areia movediça. Aqui por exemplo, se fôssemos examinar ao pé da letra: “Não julgueis para não serdes julgados, porque com o mesmo juízo que julgardes também sereis vós julgados. A medida que usardes, com ela mesma usarão para convosco; e ainda poderão acrescentar alguma coisa.” Aí o sujeito diz; eu não formulo o julgamento, porque o Evangelho proíbe julgar. Então Deus fez de nós máquinas, temos que ser fiéis de cabresto. Deus deu o livre arbítrio para funcionar. Deus deu o crânio para funcionar. Cérebro é para raciocinar e para logicar. Não quer dizer que Jesus tenha proibido julgamentos. Por exemplo; eu vejo uma certa coisa errada e faço julgamento e provo que aquilo está errado. Nessa passagem evangélica, Jesus quis dizer no sentido moral, que a gente às vezes acha fácil dizer que uma pessoa está errada, é imoral. Como é que alguém pode julgar uma pessoa sem saber o que se passa na sua vida? Então se a gente não conhece realmente a pessoa, não devemos nos precipitar e julgar somente pela aparência. Porque no Evangelho de São João o próprio Jesus diz: “Não julgueis pelas aparências. Julgai pela reta justiça.”

“– Olha aquele homem, não vale nada, não presta!” Você conhece a vida dele por dentro? Se você não conhece o homem, não o julgueis, pois você está cometendo um grande erro. É isso que Jesus proíbe; o juízo temerário, o julgamento sem conhecimento de causa. Porque muita mulher que parece leviana é honesta e muita mulher que parece honesta é leviana.
Deus não deu a nenhum homem o direito de julgar quem quer que seja, sem o conhecimento de causas. Por isso quando uma pessoa está a fim de atacar outra pessoa, fica do lado dela. Quando eu vejo alguém querendo me jogar pedra, eu digo, é com esse que eu vou. Quando eu vejo muita gente querendo apedrejar, eu me lembro da mulher adúltera. Pois tinha pecado, mas Jesus disse que só podia atirar pedra aquele que não tivesse nenhum pecado. O que aconteceu? Todos foram saindo de fininho, principalmente os mais velhos, porque quanto mais velho, mais o elemento está carregado de pecados. Os que mais se apressam em julgar os outros são os mais pecadores, estão querendo despistar os seus erros. “Um dia uma moça disse: até papai dava os seus foras. Quando ele queria olhar uma mulher rebolando ele dizia: ”Olha que pouca vergonha.” Era para dar mais tempo para ele olhar.”

De modo que, não difameis, não julgueis ninguém sem prova; lembrai-vos que alguém também vos difamará. Então, se não quereis ser difamado, não difameis. Se não quereis ser apedrejado, não apedrejeis. Essa é a palavra de Jesus. Agora, julgar no sentido de apontar um erro, como eu estou fazendo agora, não é pecado, eu estou alertando os meus irmãos para que há tempo corrigirem um erro grave; que trará péssimas consequências. Ninguém pode julgar o seu próximo, senão Deus. Reparem bem que as pessoas de boa índole, não condenam ninguém; mas as que estão sempre arranjando condenação para os outros, estão querendo despistar os seus próprios erros. Porque quem é honesto nem sabe que é, pois é tão natural. Mas aquele que acha que é santo.... Rapaz, o negócio tá muito feio. Quando mais iluminada uma pessoa, mas ela é compassiva diante dos fatos. Se compadece dos que caem e procura levantá-los. Isso que é o certo, não jogar no abismo. Não condeneis e não sereis condenados.

Pedi e dar-se-vos-à. Buscai e achareis. Batei e abrir-se-vos- à . Então Jesus faz essa comparação: “Você é mau porque ainda está nesse mundo. Porque basta estar nesse mundo para ser mau. Porque esse mundo é muito atrasado, mesmo a gente querendo ser bom não consegue; porque senão todo mundo abusa”.

“Não lanceis pérolas aos porcos, não deis as coisas santas aos cães.” Então, mesmo a gente sendo bom tem que fazer cara de mal, senão entra pelo cano. Todo mundo abusa em nome do Evangelho e em nome de Deus; porque todo mundo quer é rosetar. Então a gente tem que fazer cara de durão. Não se pode demonstrar um pouquinho de fraqueza. “Um fraco rei, faz fraco um forte povo.”

Se o teu filho lhe pede um pão, tu não lhe dá uma pedra. Se ele pede um peixe para comer, não lhe darás uma cobra. Como é que Deus vai fazer isso? Se o homem que é mal não faz com os seus filhos. Como é que Deus vai fazer? Deus é melhor que qualquer homem. Qual é o pai que o seu filho lhe pedir um pão, lhe dará um escorpião? “E vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos seus filhos; quanto mais o vosso Pai Celestial.” Veja o quanto Deus é bom, porque além de dar o raciocínio , a inteligência, a saúde; ainda dá um anjo da guarda para nos proteger.

Então Jesus estabeleceu a regra áurea : “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei também.” Você quer que os outros gostem de você? Goste também dos outros. Você quer ser amparado? Ampare. Você quer ser amado? Ame. Você quer ser ajudado? Ajude. Porque de outra forma você não será ajudado, amparado ou amado; porque essa é a lei. Essa é a porta estreita, porque é tão fácil fazer o mal; agora o bem dá muito trabalho. Mas é essa a porta estreita que leva ao céu, ou seja; a paz interior, que os maus não terão, porque quem transgride as leis eternas de Deus nunca terá felicidade; com dinheiro, com poder político ou com amigos, porque somente Deus poderá dar a felicidade àqueles que fazem o bem, que entram pela porta estreita.

O Legionário sabe que só será dada a paz a quem tiver Boa Vontade, aqueles que procuram fazer o bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário