sábado, 16 de julho de 2016

1º ENSINAMENTO

1° Ensinamento

Marcos - Capítulo 1 Versículos 32 a 45


“De tarde, sendo já sol posto, traziam-lhe todos os enfermos e possessos. Toda a cidade se tinha juntado diante da porta. Curou muitos que se achavam oprimidos com várias doenças, expeliu muitos demônios e não lhes permitia dizer que o conheciam. Levantando-se muito antes de amanhecer, saiu, foi a um lugar solitário e lá fazia oração. Simão e os que estavam com ele foram procurá-lo. Tendo-o encontrado, disseram-lhe: todos te procuram. Ele disse-lhes: vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, a fim de que eu também lá pregue, pois para isso é que vim. E andava pregando nas sinagogas e por toda a Galiléia, e expelia os demônios.
Foi ter com ele um leproso, fazendo-lhe suas súplicas, e, pondo-se de joelhos, disse-lhe: se queres, podes limpar-me. Jesus, compadecido dele, estendeu a mão e, tocando-o, disse-lhe: quero, sê limpo. Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo. Mando-o logo retirar e, com tom severo, disse-lhe: guarda-te de o dizer a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho. Ele, porém, retirando-se começou a contar e a publicar o sucedido, de sorte que Jesus já não podia entrar descobertamente numa cidade, mas ficava fora nos lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.”


A pregação e cura de Jesus


Temos aqui alguns pontos a destacar nessa preleção despretensiosa, sempre na linguagem popular.
É como dizia o apóstolo Paulo: “Prefiro dizer cinco palavras que o povo entenda a dizer cinco mil que ninguém entenda.” Veja bem em primeiro lugar esta coisa importantíssima: Jesus curou todos que estavam doentes de várias enfermidades, depois expulsou muitos demônios não permitindo que eles falassem coisa alguma, porque sabiam quem Ele era. Os obsessores sabiam que Jesus era o Cristo. Isso prova que muita gente pode acreditar em Jesus Cristo e pode continuar demônio. E há muita gente que fala em Jesus, que está com a boca cheia de Deus e é pior que o diabo. Isto é muito importante. Os demônios sabiam muito bem quem Jesus era, criam Nele, porque sabiam que aquela força era a do Cristo; mas continuavam demônios. Graças a Deus que o legionário não tem medo de cara feia.
Compreenderam a necessidade do Novo Mandamento? O conhecimento intelectual da verdade não adianta muita coisa não. Esta que é a lição desse trecho do Evangelho de Marcos. A transformação do homem vem do coração. Não basta no cérebro o homem agasalhar muita cultura, muita sabedoria em geral, e prega tudo isso para o mal do semelhante. São os sábios que transformaram o planeta nesse caos que está aí. Foram os homens de grande inteligência; mas só usam a inteligência para a desgraça do próximo. Agora está explicado porque Jesus deixou o Novo Mandamento: “Amai-vos uns aos outros, tanto como Eu vos amei.” A ponto de dar a sua vida pelos amigos e pelos inimigos, porque Jesus também morreu pelos inimigos. Na última hora Jesus pedia a Deus por eles: “Perdoai-lhes Pai, porque eles não sabem o que fazem.”
Os demônios sabiam quem era Jesus, acreditavam Nele, mas continuavam demônios. E até hoje ainda é assim. Todo indivíduo sectário a ponto de perseguir em nome de Deus, é um demônio. Aí está, se não amar ao seu próximo de qualquer crença ou de crença nenhuma, não acredita em Deus coisa nenhuma. Não passa de um Satanás. Só os ignorantes conseguem ser maus. Tem certa cultura livresca, mas não tem coração. O Novo Mandamento é essencialmente coração.
Outro ponto interessante: “Levantando-te, antes da madrugada, Jesus saiu e foi a um lugar deserto.” Para que? Para orar, para falar com Deus. Porque Jesus só podia falar com Deus; porque somente Deus é superior a Jesus Cristo. Portanto, acho muita graça em certos líderes, muitos racionalistas que dizem assim: “Para que orar? Deus dá a cada um segundo as suas obras. Não adianta orar. Adianta é fazer.” Essa não... Nunca a Bíblia foi tão importante quanto agora, porque só a LBV mostrou o valor real da Bíblia. O valor integral da Bíblia. Quando Jesus discutia com os fariseus, que eram versados na escritura, supunham-se catedráticos na matéria; Jesus jogava sempre o Velho Testamento contra eles. Naquele tempo não havia Novo Testamento, porque só foi escrito após a subida de Jesus. O que é que Jesus dizia para contradizer os fariseus? Jesus citava a escritura e dizia:
 “Portanto errai, porque a escritura não pode falhar.” Ora, se Jesus autenticou o valor do Velho Testamento; e o Novo Testamento é todo ele Jesus de capa a capa; quem está errado? A Bíblia está errada? Não. Errado é aquele que não a sabe interpretar.
Agora um versículo oportuno é esse 38: porque disseram a Jesus: “Senhor, todos te buscam. Mas Jesus respondeu:” Está bem, mas vamos a outros lugares. Vamos á Volta Redonda, a Caxias, a Nilópolis, São Paulo, Teresópolis... afim de que eu pregue aí, porque vim para isso.”
Finalmente, chegou a Jesus um leproso. Olha aí é muito importante porque não há uma pessoa que não seja leprosa. Se não tem lepra no corpo, tem na alma. De modo que não há quem não seja leprozinho. Vamos deixar a vaidade de lado. Chegou-se a Ele um leproso, fazendo-lhe a sua rogativa ajoelhando e dizendo: “Jesus, Senhor; se quiseres bem podes me limpar.” Jesus perguntou: “Tu achas que Eu tenho poder para te limpar?” O leproso respondeu:  “Claro Senhor, eu acho.” “Queres ficar limpo?” “Então fica limpo.” Imediatamente ficou limpo. Isso é extraordinário, porque mostra que até a lepra tem cura, o câncer tem cura, os homens podem não curar, mas Jesus sabe. E se nós tivermos fé, Ele curará leprosos e cancerosos através da nossa mediunidade. E veja quem tem olhos de ver, dentro da LBV muita gente se curou de lepra e câncer. Sozinho eu faço o possível, mas com Deus eu faço o impossível.
Perguntaram se eu faço milagres. Eu não. Mas Jesus faz através de mim e dos legionários da boa vontade. Para Jesus nada é impossível, só é impossível para os homens e para a ciência dos homens. Por isso é que eu sempre faço as minhas reservas quanto aos psiquiatras. Não que eu seja contra eles; mas o psiquiatra que não conhece Evangelho não pode ser psiquiatra. È um maluco feito macaco em loja de louças. Vocês imaginaram um macaco brincando numa loja de louças? Assim é o psiquiatra brincando de enlouquecer mais as pessoas. Porque se ele não admite o espírito, e a presença de espíritos obsedando as pessoas; o que é que ele pode fazer? Enlouquecer mais os doentes. Noventa por cento dos chamados loucos não o são. São obsedados ou são possessos.
Vejam bem que naquela passagem de Gádara, quantas entidades se apossaram de uma pessoa só? O gadareno estava obsedado por dois mil obsessores. Dois mil demônios em cima de uma pessoa só. O que vocês querem que aconteça? Que o elemento fique calmo? Ele tem que ficar possesso. Tem muita gente que briga no quintal de casa, briga dentro de casa, na rua; e é tudo infiltração do diabinho coxo. Por isso Jesus dizia para orar e vigiar. Abriu uma brecha, entra um louquinho e trás mais sete. O sujeito fica maluco e a família não sabe. De repente vocês escutam assim: “Ora, para que deu a Dona Maria, né? Ela não era assim? O Sr. Francisco também era um homem de bom senso.” È porque entrou o diabinho coxo. E quando entra o camarada não é ele mais. Já mudou.
Agora, aquela técnica que eu também prego. Depois que Jesus purificou o leproso, Ele mandou ficar calado. “Vai apenas cumprir a lei de Moisés; vai-te mostrar ao sacerdote e oferecer-lhe pela purificação o que Moisés estipulou para servir de testemunho.” Mas aquele leproso, começou a contar o caso por toda a parte; de modo que Jesus não podia entrar em Volta Redonda, quer dizer; numa cidade. Mas ficava fora e bem protegido. Jesus podia desaparecer quando quisesse para se isolar da multidão. Até Jesus dá o exemplo de que o homem deve-se poupar, não deve se expor. Não que a vida seja muito preciosa, mas que é necessário viver para completar a obra. E nós vamos completá-la até o fim de nossas vidas.
Aí está o Evangelho, em espírito e verdade. Nenhum político pode governar se ele ignora o Evangelho. Se ele não pode governar a si mesmo, então ele não pode governar os outros. O Pai espiritual de uma nação é Jesus, através de alguém que conheça as leis divinas. São essas leis que fazem funcionar um país. É sim. È a política de Deus. Não que vamos empregá-la como Deus em pessoa faria, mas em comparação àqueles que nada querem com Deus, nós seremos verdadeiros mensageiros. Temos que pregar a política de Deus, à luz do Novo Mandamento, o Evangelho em espírito e verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário