terça-feira, 19 de julho de 2016

19º ENSINAMENTO

19° Ensinamento


Atos dos Apóstolos - Capítulo 9 Versículos 1 a 22


“E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu. E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor! E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus. Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para levá-los presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo”.

A conversão de Saulo de Tarso

  
Esse é um dos capítulos mais extraordinários da Bíblia Sagrada. Acompanhem o raciocínio que esclarece bem essa conversão, e vejam todos como Deus, às vezes, nos leva por caminhos misteriosos.
Esse Saulo de Tarso era rabino judeu, era um dos maiores conhecedores do Velho Testamento. Esse Saulo de Tarso estudou com os maiores mestres do judaísmo, inclusive Gamaliel. Pois bem, como era um homem muito sincero, ele se apaixonou pela palavra dos profetas. Achava que aquilo era toda a verdade, não admitia que alguém pregasse o contrário. Quando apareciam aqueles cristãos pregando Evangelho, Saulo ficou irritadíssimo e jurou vingança. Por quê? Porque na sua ignorância julgava que aquela pregação era falsa e para ele só tinha valor a pregação judaica. Prestem atenção. Até um gigante como São Paulo pode se enganar. É por isso que eu olho com superioridade todos os fariseus modernos que combatem a pregação da LBV. Não quero acreditar que o fazem por maldade. Muitos são de uma sinceridade incontestável. Mas todos combatem a LBV como Saulo combatia o Cristianismo, por ignorância.
É uma coisa extraordinária. Depois daquele quadro dantesco que foi a lapidação de Estevão, o homem que iria ser seu cunhado. São Paulo ia se casar com Abigail (irmã de Estevão), mas Saulo não sabia que aquele Jeziel era o pregador Estevão. O seu fanatismo e ignorância levaram a esse quadro terrível de ver um homem transformar-se em uma poça de sangue. Porque todos apedrejaram Estevão com ódio; a mando de Saulo de Tarso. Consentindo na morte de Estevão; Saulo acabou provocando a morte de sua própria noiva. Porque Abigail morreu de desgosto.
E Saulo prosseguia irredutível a perseguição aos Cristãos. Saulo pediu cartas aos sacerdotes para ir a Damasco prender outros pregadores do Cristianismo. E lá se foi em seu cavalo. Caminhando ele, ao se aproximar de Damasco subitamente resplandeceu ao redor dele uma luz do céu, caindo por terra ouviu uma voz que lhe dizia : “Saulo, Saulo , porque me persegues?” Saulo debaixo daquele impacto perguntou :” Mas quem és tu, Senhor? Que queres tu que eu faça?” Sentiu a presença daquele Jesus que ele tanto perseguia, daquele Jesus que ele negava; não por maldade, mas por ignorância, porque ele achava que fora do judaísmo não havia salvação. Então Jesus lhe respondeu: “Levanta-te, entra na cidade e aí te dirão o que é necessário fazer.” Ora, os homens que viajavam com Saulo, pararam emudecidos porque ouviram a voz mas não viram ninguém. Somente Saulo viu Jesus , por isso, ficou cego. Porque Jesus, espiritualmente, é acima de tudo uma luz que nenhuma vista humana pode aguentar. Em Damasco, um discípulo chamado Ananias, recebeu a aparição de Jesus. Isso prova que Jesus pode aparecer a qualquer um. Jesus disse a Ananias: “Levanta-te, vá à Rua Direita, procura na casa de Judas um homem chamado Saulo. Ele agora está orando.” Naturalmente já estava convertido e orava a Deus pedindo perdão por todos os crimes que praticou na sua ignorância. Ora, Ananias ficou estupefato em Jesus lhe aparecer e enviá-lo a Saulo, o maior inimigo do Cristianismo. Que lógica poderia ter uma ordem dessa? Mas Jesus disse a Ananias: “Ananias, vai, porque esse Saulo de Tarso é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios, aos reis e aos filhos de Israel. Agora eu mostrarei-lhe o quanto é necessário padecer por causa do meu nome.”
Agora vamos logicar: porque Jesus fez isso? Jesus tinha tanto pregador, mas foi mandar buscar o seu pior inimigo. O seu inimigo mortal. Pois bem, nós vamos achar a explicação. Jesus sabia que a verdade resiste aos séculos com os homens ou sem os homens. Podendo ser cercado de medalhões, gente de alto gabarito intelectual, foi buscar pescadores e os que não eram pescadores, deixaram as suas profissões e se tornaram pescadores, ficaram apenas doze pescadores. Todos incultos, todos despreparados intelectualmente, não podia dizer que algum deles era bom. Mas Jesus sabendo que a verdade fica de pé, que a verdade, arrasta os homens, chamou esses homens e lhes deu a missão de pregar Evangelho. Como é que o Cristianismo venceu, apesar de todas as perseguições e apesar da ineficiência intelectual dos apóstolos? É porque quando uma idéia é grande, ela não precisa de ninguém, ela vai sozinha através dos séculos e dos milênios. Porque só a verdade ficará de pé. Mas acontece que Jesus precisa de um judeu carne de pescoço, que levasse a mensagem aos doutores do templo e principalmente aos escribas e fariseus. Era preciso convocar um homem de gênio, que conhecesse profundamente o Velho Testamento para que de posse das mesmas armas, desintegrarem todos aqueles falsos símbolos da verdade divina. Então aconteceu essa coisa estupenda. Demorou alguns dias com os discípulos em Damasco e imediatamente na Sinagoga judaica, Saulo já proclamava que Jesus era o Cristo prometido desde Moisés. Pasmavam todos aqueles que escutavam Saulo e diziam: “Não era esse homem que perseguia os cristãos em Jerusalém? Ele não veio para cá para levá-los presos aos principais sacerdotes?”
Porém Saulo, muito mais se fortalecia e confundia os judeus que habitavam Damasco, provando que Jesus era o Cristo anunciado desde Moisés.
Pensem bem nesse pormenor: “Vocês sabem que é um homem pregar nas Sinagogas contra o Cristo e depois voltar às mesmas Sinagogas para pedir perdão; eu me enganei, Ele é mesmo o Messias que nós estávamos esperando? Ele é mesmo o Cristo anunciando desde Moisés.” É preciso Ter muita coragem, para de peito aberto enfrentar os antigos aliados e dizer meus irmãos perdão; mas eu estava enganado.
Em verdade eu vos digo que se não fosse Saulo de Tarso seria difícil consolidar o Cristianismo. Porque era necessário trazer um gênio, um dos maiores gênios de todos os tempos. Porque é um dos emissários maiores do Cristo planetário e portanto está conosco pela libertação do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário