22° Ensinamento
Lucas - Capítulo 12 Versículos 22
a 59
“E disse aos seus discípulos:
Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que
comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o
sustento, e o corpo, mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem
semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto
mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar
um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que
estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não
trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se
vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo e
amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé? Não
pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis
inquietos. Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai
sabe que necessitais delas. Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas
coisas vos serão acrescentadas. Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso
Pai agradou dar-vos o Reino. Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para
vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não
chega ladrão, e a traça não rói. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali
estará também o vosso coração. Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as
vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor,
quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam
abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier,
achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa,
e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na
terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Sabei,
porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão,
vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos;
porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais. E disse-lhe Pedro:
Senhor, dizes essa parábola a nós ou também a todos? E disse o Senhor: Qual é,
pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para
lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando
vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o
porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e
começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a
embriagar-se, virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa
hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E
o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a
sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez
coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que
muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais
se lhe pedirá. Vim lançar fogo na terra e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que eu seja batizado com um certo batismo, e como me angustio
até que venha a cumprir-se! Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos
digo, mas, antes, dissensão. Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos
numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o
filho, e o filho, contra o pai, a mãe, contra a filha, e a filha, contra a mãe,
a sogra, contra sua nora, e a nora, contra sua sogra. E dizia também à
multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva;
e assim sucede. E, quando assopra o vento sul, dizeis: Haverá calma; e assim
sucede. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis,
então, discernir este tempo? E por que não julgais também por vós mesmos o que
é justo? Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura
livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz
te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não
sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil”.
Os cuidados da vida - O valor do trabalho diante de Deus
Vejam bem essa parte dos lírios do campo. Parece que
Jesus está fazendo elogio aos malandros, aos vagabundos que não querem nada com
o trabalho. Olha só: “Não andeis cuidadosos da vida pelo que haveis de comer,
nem do corpo pelo que haveis de vestir. A vida vale mais do que o alimento, o
corpo vale mais do que a roupa. Olhai as aves que não semeiam, nem ceifam, não
têm celeiros, nem dispensa. Quanto mais valeis do que as aves? Olhai os lírios
do campo; não trabalham, não tecem e nem fiam, contudo Eu vos digo; que nem o
Rei Salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles. Ora, se
Deus veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é jogada ao fogo; quanto
mais vós homens sem fé. Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça e todas
as outras coisas lhe serão acrescentadas.”
Um
leitor mal apercebido pega esse trecho e diz que Jesus falou que não adianta
trabalhar, o negócio é sombra e água fresca. Porque os lírios não trabalham e
não lhes falta nada. Porque é que eu vou trabalhar? Mas acontece que o trabalho é uma lei divina,
tudo aquilo que não é trabalho, que não representa esforço, tende a murchar. A
própria ciência tem uma lei que diz que a função faz o órgão. Quer dizer; o
trabalho é uma necessidade vital. Quem não trabalha está morrendo aos poucos e
não sabe. De modo que tem muita gente que se preocupa que venha logo o Sábado,
o feriado ou o Domingo para não trabalhar. Mas cada um escreve o seu próprio
livro na contabilidade divina, o que faz todo dia. Todo o dinheiro que o
sujeito receber sem fazer jus a ele, vai ter que devolver. Jesus nunca poderia
condenar o cuidado das coisas da vida, como não condenou em Marta aquele zelo
doméstico. O que Jesus condenou em Marta foi aquele ranzizismo das coisas
materiais, a ponto de nada restar para o próprio Deus. Marta devia então, ser
aquela mulher cuidadosa, dona de casa exemplar, mas sem tirar a parte
espiritual que Maria tão bem sabia cultivar. Por isso Jesus disse: “Marta, se
preocupas com tantas coisas e entretanto uma só é necessária. Maria escolheu a
boa parte e não lhe será arrancada jamais.”
Jesus dá entender que o homem não deve fazer do
dinheiro, das coisas materiais, a sua preocupação exclusiva. Porque então,
passa a ser um escravo das propriedades materiais e não vive a própria vida.
Quando resolve viver a vida já chegou a hora de embarcar para o cemitério.
Muitos milionários passaram a vida ajuntando dinheiro, depois tiveram que
morrer, a fortuna ficou com os filhos. Sabe qual é o maior suplício de um pai
avarento que desencarnou? É ver os filhos gastando o dinheiro com automóveis,
passeios na Europa. O pai fica louco diante da roupa material, porque não
pertence mais a esse mundo. O maior atormento para um pai avarento é ver os
filhos esbanjando o dinheiro que ele ajuntou com tanta avareza.
Quando a criatura busca o reino de Deus e sua
justiça, todas as coisas lhe serão acrescentadas. Não tenhas medo pequenino
rebanho, o que é do agrado de Deus está no reino, está acabado; faça cada um a
sua parte e nada faltará. Não seja escravo das coisas materiais. Há pessoas que
só pensam na saúde, no conforto, trancam o dinheiro no banco, compram tudo que
é de comer. Tem gente que toma remédio com medo da doença vir. “Porque onde
estiver o seu tesouro, aí também estará o vosso coração.” Não fazei do dinheiro
objetivo da vida. Não fiqueis com ambição de sempre possuir mais propriedades
materiais, porque a qualquer hora Deus te chamará para o plano espiritual. De
que vale o homem conquistar o mundo inteiro e perder a alma? Portanto, fazei
donativos para campanhas de caridade. Fazei para vós bolsas que não envelhecem,
um tesouro inexorável no céu; aonde o ladrão não chega nem a traça rói. Essa
sim, é a riqueza eterna. A que se constrói dentro de cada um. Cada um veio ao
mundo nuzinho inteiro e vai sair nuzinho inteiro. Só é mesmo nosso o bem que
vai conosco ou o mal que fizemos.
Muita gente diz que Jesus não vai voltar, mas é
Jesus que adverte : “Estais bens apercebidos porque a hora que não esperais ,
voltará o Senhor.” Agora vejam só o trabalho da LBV, nós estamos voltando ao
princípio, a curva está se fechando, estamos chegando lá. Eu posso dizer essas
de palavras de Jesus : “Não penseis que eu vim trazer comodismo ao mundo, eu
vim trazer fogo.” Por isso que o povo diz que o Zarur é fogo. E é mesmo. Zarur
é fogo.
“Então, como a vida é tão breve, quando vais com o seu
adversário ao magistrado, fazes o possível para se livrar dele no caminho; para
não seres lançado na prisão e dali não sairás enquanto não pagares o último
ceitil.” O que significa isso? Enquanto você não pagar o que deve, deverá
reencarnar para sofrer. A prisão é o corpo de carne. Mas se você pagar o seu
débito e se purificar, nunca mais precisará reencarnar para sofrer nesse
inferno.
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