domingo, 17 de julho de 2016

11º ENSINAMENTO

11° Ensinamento


Mateus - Capítulo 18 Versículos 7 a 14


“Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido. Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se, porventura, a acha, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca”.


A necessidade dos obstáculos

O povo está dizendo: - Evangelho pregado assim é outra coisa. Compreenderam porque o irmão Zarur procura usar a linguagem mais popular que um carroceiro, que um gari possa entender? O apóstolo dos gentios em uma de suas epístolas escreveu: “Eu prefiro dizer cinco palavras que o povo entenda, a proferir cinco mil que ninguém entenda.” É porque, de fato, não adianta ler a Bíblia. Muita gente lê a Bíblia e acaba não acreditando mais em Deus, cai no ateísmo rasgado porque a Bíblia com o véu é horrível. Além de ser xarope, porque ninguém entende, ainda tem umas passagens que se não forem explicadas como se devem ser, leva o homem ao ateísmo total. Portanto, não basta dizer que lê a Bíblia; porque por simplesmente ler a Bíblia é que muito homem ficou ateu. E com toda razão. Porque se não explicarem como é aquilo, o camarada cai num desencanto terrível, porque há passagens na Bíblia que levam o homem ao desespero. Eu já disse aqui: um doutor francês chamado Binet-Sanglé, era um grande psicólogo, um grande professor de filosofia, um professor de lógica. Ele procurou ler o Evangelho e não achou lógica nos ensinamentos de Jesus. Então, escreveu um livro para provar que Jesus era maluco. Pensam vocês que o livro não foi publicado? Foi sim. O título do livro é esse: “A loucura de Jesus.” Mostrando que Jesus era até imoral nos seus ensinamentos. Mas por quê? Coitado do Binet-Sanglé. Ele estudou a Bíblia ao pé da letra, como se lê uma notícia de jornal ou um relatório econômico financeiro. Toda a Bíblia tem véu, que é preciso tirar para ver com clareza o que há debaixo do véu. E é isso que faz a LBV.

De fato, se o indivíduo não compreender bem o sentido espiritual da Bíblia, ele fica descrente. O próprio São Paulo escreveu que a letra mata, isto é, o que está escrito só mata a crença do homem. As coisas espirituais se explicam e se discernem espiritualmente. Não ao pé da letra materialmente. O Binet Sangre por exemplo, ficou diante daquela parábola do administrador infiel, achando que Jesus estava recompensando o ladrão, elogiando um ladrão, porque era habilíssimo na arte de roubar, e vai ler o verbo ao pé da letra, e chega realmente a essa conclusão. E outras passagens da vida de Jesus : “Quem não comer a minha carne, quem não beber do meu sangue, não entrará no reino dos céus.” Então ele diz que Jesus é louco. Está ensinando antropofagia. O que Jesus quis dizer é o seguinte: quem não se alimentar do meu Evangelho, quem não se alimentar da minha doutrina; porque esse que é o pão e esse que é o vinho; não entrará no reino do céu. Porque se não conhecer a Verdade estará sempre no infinito; isto é, tem que tirar o inferno de dentro de si, porque o inferno não é lugar, é um estado da alma.

Vocês reparem uma coisa interessante. Quando uma criança faz uma coisa errada, ela se esconde, não é? Mas quando a criança não faz nada errado, não se esconde. Recebe o pai e mãe com a maior naturalidade. Mas quando o pai entra e a criança vai para debaixo do armário ou entra no guarda-roupa, é porque fez alguma coisa. É verdade ou não é?

Aí está. A madame ali disse que já passou por tantas provas como essa. É aonde Jesus diz: “O escândalo é necessário.” Isto é, muitos Binet-Sanglé por aí, que dizem que creem em Deus e têm pregado a desunião, por quê? Porque interpreta a Bíblia ao pé da letra. Por causa da interpretação ao pé da letra, é que tem tanta denominação religiosa. Há mais de mil religiões no mundo, cada qual acha que é dona da verdade. Agora eu lhe pergunto: qual delas é realmente a verdadeira?

O escândalo é necessário, mas é necessário realmente, porque ele leva muita gente a despertar. Agora, ai daquele por quem vem o escândalo. Olha o perigo da interpretação literal do Evangelho. Muito pregador bem intencionado já entrou pelo cano, porque interpreta o Evangelho ao pé da letra. Vou dar um exemplo: Prestem a atenção: “Se a sua mão ou o seu pé te servem de pedra de tropeço, corta-o, lança-o fora de ti, é melhor entrar na vida manco ou aleijado, do que tendo duas mãos ou dois pés seres lançado no fogo do inferno. Se teu olho te serve de pedra de tropeço, arranca-o, lança-o fora de ti, é melhor entrar na vida com um de seus olhos, do que tendo dois,  seres lançado na geena.” Muita gente interpreta isso ao pé da letra e eu vou dar um exemplo sem citar nomes. Mas os meus amigos mais íntimos sabem de quem eu vou falar. Existe um pregador caridoso, que fundou uma instituição da caridade, e era de fato um coração bom e abrigava meninos e meninas órfãos. Alguns órfãos de pais vivos, que é pior ainda. É como a solidão. A solidão é horrível, mas acompanhada é pior. Um dia, uma daquelas meninas amparadas pelo professor ficou moça e se apaixonou por ele, porque ele tinha os dentes lindos. E um dia, se aproveitou de um descuido do homem e deu-lhe um beijo na boca. Ele ficou formalizado, chamou a moça e perguntou porque ela havia feito aquilo. Ela disse: “Eu adoro os seus dentes.” Então, ele foi ao dentista e arrancou todos os dentes. Isso é interpretar o Evangelho ao pé da letra. “Se os seus dentes te servem de pedra de tropeço, arranca-os todos.”

Faz lembrar aquela história em que um sujeito chegou ao trabalho, e um colega seu disse: “Como eu sou seu amigo, eu vou te avisar. A sua mulher está te traindo com outro, em cima do sofá de sua casa.” Então, ele mandou vender o sofá. Não adianta combater os efeitos, e o sofá é um efeito. O que era preciso era eliminar a causa.

Eu gosto de falar assim, porque muita gente interpreta Bíblia ao pé da letra. Como naquela passagem que Jesus diz para irmos e pregarmos e não levarmos nem ouro e nem prata. Então, um camarada ali, achou que eu estava errado de pagar os salários aos que trabalham na sede da LBV. Devia ser tudo de graça. Mas acontece que quando tudo era de graça, era só chover e tudo parava. Se todo mundo trabalha de graça e está chovendo, todos têm que ficar em casa. O negócio é ter compromisso, chovendo até canivete, tem que ir trabalhar. Senão nada vai para frente.

De modo, que Jesus insiste: “Ai daqueles que escandalizarem desses pequeninos na fé.” Pode não ser criança, pode ser um velho de 90 anos e ser pequenino na fé. É que ele está começando a crer em Deus. Está começando a receber o Evangelho de Jesus, então é uma criança espiritualmente falando. Muitos pregadores escandalizam essas crianças espirituais. Por quê? Porque se atrevem até a pregar o ódio em nome de Deus. Esses não terão perdão.
Em verdade Eu vos digo; aquele que puser uma pedra de tropeço no caminho desses pequeninos que crêem em mim, melhor seria que pendurasse em seu pescoço uma pedra de moinho e fosso lançado ao fundo do mar.”

Jesus completa com essa bela imagem: “ Que vos parece, se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se extraviar; ele não deixa as noventa e nove e vai correndo aos montes procurar a ovelha extraviada? E se ele a encontra, em verdade Eu vos digo, ele se alegra mais na ovelha que estava perdida, do que das outras noventa e nove. Assim não é da vontade de Deus que pereça um só desses pequeninos.”
Vejam bem. Agora entendem a minha tolerância. Assim faz a LBV, porque assim fazia o mestre Jesus .                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário